Para onde foi o 2019! Parece que foi ontem que estávamos nos despedindo de 2018. Mas, o ano chegou e está quase completo, e agora nosso desafio é avaliar nossas próprias vidas para ver onde crescemos e onde ainda precisamos crescer.
Como é costume, muitos de vocês provavelmente estão planejando fazer algumas metas para o novo ano; objetivos das coisas que você deseja realizar. Eu também sou alguém que gosta da idéia de começar do zero e 1º de Janeiro é um bom momento para começar de novo. Ao pensar nisso, quero alertá-lo para que não seja mau consigo mesmo e pense que precisa melhorar em tantas áreas que não saiba por onde começar! Você não precisa ser "consertado". Você só precisa crescer e ser um pouco melhor do que era ontem, na semana passada ou no ano passado.
Uma vez ouvi dizer que, se você não está melhorando, está piorando porque não existe o “permanecer”. Não sei se isso é inteiramente verdade, mas isso me faz refletir um pouco. Para me perguntar se estou realmente melhorando, ou pelo menos estou "tentando" melhorar. As escrituras dizem que o Senhor olha para o nosso coração, e acho que isso significa que Ele está preocupado com nossos desejos e nossa diligência em melhorar.
Lemos em Alma 29: 9 alguns dos pensamentos mais profundos de Alma sobre o trabalho para o Senhor: "Sei o que o Senhor me ordenou e nisso me glorio. Não me glorio de mim mesmo, mas glorio-me naquilo que o Senhor me ordenou; sim, e esta é a minha glória, que talvez possa ser um instrumento nas mãos de Deus para trazer alguma alma ao arrependimento; e esta é a minha alegria." Eu tive que me perguntar se realmente me "gloriei" em guardar os mandamentos e em ser um instrumento nas mãos de Deus. Ultimamente tenho pensado muito sobre as pessoas que guardam os mandamentos e trabalham com toda diligência. Por que algumas pessoas são capazes de guardar mandamentos com o que parece não haver lutas e por que outras passam por momentos tão difíceis? Então pergunto: por que alguns desejam ser obedientes e outros parecem não ter o mesmo desejo?
Pres. Ezra Taft Benson disse uma vez: "Quando a obediência deixar de ser irritante e se tornar nossa busca, naquele momento Deus nos dotará de poder". Isso me diz que quando "praticamos" a obediência, melhoramos a nossa capacidade de ser obedientes. Quando nossa capacidade melhora, torna-se mais fácil. Quando a obediência é fácil, não é mais irritante, mas também se torna algo que apenas fazemos. Não precisamos pensar nisso, apenas agimos de acordo com o que aprendemos. Então, o Presidente Benson diz: Deus nos dará poder! Que conceito! Se formos, não apenas obedientes, mas se gostarmos de ser obedientes, o Senhor nos concederá poder para realizar Sua obra e servir Seus filhos.
O que eu quero melhorar no ano novo é ser um instrumento melhor nas mãos de Deus. E parece que a melhor maneira de fazer isso é tornar-se obediente em todas as coisas e fazê-lo sem pensar nisso - apenas seja! Quero desafiar cada um de vocês a refletir sobre as áreas em sua vida que gostariam de crescer e se tornar melhores e, em seguida, traçar um caminho para alcançar esse objetivo. Doutrina e Convênios 130:20-21 ensina que “Há uma lei, irrevogavelmente decretada no céu antes da fundação deste mundo, na qual todas as bênçãos se baseiam. E quando recebemos uma bênção de Deus, é por obediência à lei na qual ela se baseia.” Então, parece-me que devemos fazer nossa parte primeiro e só depois o Senhor nos abençoará, e parte dessa bênção incluirá poder. Eu quero mais poder para ser Seu servo.
Para nossa oração missionária nesta semana, desejo que ore por orientação espiritual sobre a determinação de áreas de crescimento que mais o beneficiarão para ser um instrumento melhor nas mãos do Senhor.
Feliz Ano Novo! Adoramos servir com você! Vamos fazer de 2020 o melhor ano de todos!